DATA: 8 DE NOVEMBRO

LOCAL: FIAM-FAAM (Av Morumbi 501)

Na tarde do dia 8 de novembro acontece a Reunião das Redes de Pesquisa, inicialmente com um encontro geral de balanço das atividades anuais das Redes, seguido de encontros setorizados. Em breve indicaremos aqui as salas e locais dos encontros. São quatro as redes de pesquisa cadastradas na SBPJor:

Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais – JORTEC,

 

O objetivo principal é o desenvolvimento de pesquisa aplicada em tecnologias digitais voltadas à prática e ao estudo do Jornalismo. Um objetivo secundário é estabelecer conexões interdisciplinares entre o campo da Comunicação e outras áreas das Ciências Humanas e das Ciências Exatas, como informática, neurociência, entre outras.

Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas – RENAMI

 

A Renami, aglutina pesquisadores ligados à SBPJor que dialogam com o tema “narrativas”, gerando conhecimento por meio da realização e divulgação de pesquisas coletivas, pensando os aportes teóricos, metodológicos, técnicos e históricos dos estudos da narrativa em relação com o jornalismo e a mídia − entendida como uma das principais − senão a principal − narradoras da contemporaneidade. A rede também tem como objetivo refletir sobre as interfaces das narrativas textuais e audiovisuais com os demais campos do conhecimento, em suportes impressos, eletrônicos e digitais, compreendidos como formas de ver, ouvir, dizer e silenciar.

Rede Nacional de Observatórios de Imprensa – RENOI
 

A RENOI, Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, surgiu em 2005 para reunir iniciativas de crítica de mídia, tanto dentro quanto fora da academia. Seu objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da mídia brasileira e o desenvolvimento das relações entre sociedade e meios de comunicação. Para tanto, buscou agregar grupos que tinham como foco a pesquisa e a prática da observação crítica do jornalismo, a fim de constituir um espaço de intercâmbio para a troca de experiências e a produção conjunta, seja de pesquisas seja de outras atividades ligadas à área fim.

Rede de Pesquisa em Telejornalismo - TELEJOR

A Telejor foi criada durante o 3º SBPJor, realizado em novembro de 2005, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nas duas edições anteriores do congresso (Brasília e Salvador) o grupo de pesquisadores que originou a rede já havia realizado comunicações coordenadas tendo como tema central o telejornalismo. Em todas as edições dos congressos posteriores os membros da rede apresentaram trabalhos e participaram de discussões em comunicações coordenadas sobre telejornalismo. Outra característica é a publicação de livros com relatos de pesquisas e produções acadêmicas.

 

CJE-ECA-USP

PROMOÇÃO

APOIO

PPGCOM-ECA

REUNIÃO DAS REDES DE PESQUISA
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now