top of page

Cultura e Pesquisa sobre Brasil e Índia

Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, ocorreu a cerimônia de abertura do Colóquio Brasil-Índia de pesquisa em Jornalismo. O evento aconteceu no Centro de Cultura Indiana, em São Paulo, e contou com a presença do Cônsul indiano no Brasil, Vijay Singh Chauhan. Além dele, representantes da diretoria da SBPJor e pesquisadores da área da Comunicação dos dois países participaram das atividades.


Vijay Singh ressaltou a importância do jornalismo para países democráticos como Brasil e Índia, além de firmar o valor das relações entre os dois países, levando em consideração a participação de ambos no BRICS.

Claudia Lago e Mônica Martinez na cerimônia de abertura do Colóquio Brasil-Índia

“Em 2014, em uma conferência da IMCR (International Association for Media and Communication), percebemos que os estudos sobre os BRICS em comunicação estavam começando e ninguém tinha estudado a ponte Brasil-Índia em Jornalismo. Foi por isso que tivemos a ideia de fazer o colóquio, para estimular esse campo de estudos”, afirma a diretora científica da SBPJor, Mônica Martinez, a respeito das motivações para a organização do evento.


A proposta do colóquio é discutir o jornalismo a partir de um reposicionamento do campo por uma perspectiva global voltada para o sul. Quando questionada sobre o que um país pode aprender com o outro, a pesquisadora indiana Manisha Pathak-Shelat, que participa do evento, pondera que "nós podemos começar conhecendo mais uns sobre os outros e aprender mais uns com os outros. Algumas vezes, outros podem perceber certas coisas sobre nosso país, que sendo nativo você não percebe".


A presidente da Brasil-Índia Associação de Redes de Conhecimento (BrIndArc), Regiane Corrêa de Oliveira Ramos, comentou sobre a importância de iniciativas como a do colóquio. “É um trabalho duro o que fazemos, mas fazemos o que amamos, que é a Índia e a pesquisa, e eu acredito que o trabalho duro para organizar esse primeiro colóquio irá impulsionar as pesquisas e os pesquisadores", disse. Mônica Martinez também destacou a relevância dos apoiadores para a realização do evento: “Ficamos muito feliz porque estamos com 3 pesquisadores da Índia, graças ao apoio do Consulado, da USP e da FAPESP”, explicou.

Dançarinas do Centro de Cultura Indiana apresentam a coreografia da tradicional dança Odissi

A abertura ainda buscou promover o intercâmbio da cultura indiana com a brasileira, por meio de uma apresentação de feita por alunas do Centro de Cultura Indiana. A dança denominada Odissi tem tradição de mais de 2000 anos. A bailarina Silvana Duarte, professora de dança responsável pela apresentação, comenta que Odissi é uma arte muito próxima com a cultura brasileira e tem uma receptividade grande pelo brasileiro. “Quando trazemos a cultura indiana para cá, o brasileiro sente uma proximidade muito grande na compreensão do mito na cultura clássica indiana”, explica.


Para o futuro, Mônica menciona ainda as suas perspectivas: “A nossa expectativa agora, é fazermos esse colóquio na Índia em dois anos. Como é binacional, exige um planejamento muito grande, mas a experiência é válida porque são pesquisadores muito sólidos em seus campos de estudo”, diz. O Colóquio Brasil-Índia integra as atividades da SBPjor em 2017, com discussões a apresentações de pesquisas durante todo o dia 7 de novembro.


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page