top of page

Integração é destaque no encerramento do Brasil-Índia

O encerramento do 1º Colóquio Brasil-Índia iniciou-se com uma introdução por parte da Diretora Científica do SBPJor, Monica Martinez, que disse estar muito contente com a realização do evento após o árduo trabalho de organização: “Passou-me pela cabeça como pensamos nesse evento há 2 anos, planejamos e conseguimos”. Em seguida, introduziu Fausto Godoy, professor de Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diplomata brasileiro.


No decorrer da sua fala, Godoy relatou suas experiências como embaixador do Brasil na Índia e o impacto transformador dessa experiência em sua vida. Ao longo da conferência, o professor ressaltou a importância e riqueza cultural indianas através de imagens sobre diversos lugares que visitou, destacando inclusive como a religião o impactou e se conecta com diversos aspectos da sociedade.


O Embaixador brasileiro Fausto Godoy, no encerramento do Colóquio Brasil-Índia


Em sua avaliação do Colóquio, Fausto disse achar o evento “importantíssimo” para a integração entre ambos países. Destacou principalmente as similaridades entre os dois: “Somos muito parecidos, é como o exemplo que dei, quando você diz para um brasileiro ou indiano que há um porco voando eles não vão te confrontar”, brincou o Embaixador sobre a generosidade desses povos. O docente utilizou essa fala como uma maneira de aproximar os países em relação às suas semelhanças culturais e comportamentais, destacando o potencial que a união entre ambos pode ter, principalmente em eventos como o Colóquio. “Acho que [eventos assim] devem ser feitos cada vez mais, é muito importante, as pessoas não se conhecem e deveriam”.


Após a conferência do professor Fausto, Monica Martinez assumiu novamente a fala e evidenciou estar muito satisfeita com a finalização evento, demonstrando agradecimento pela presença de todos, especialmente das pesquisadoras da Índia. Em sua avaliação do evento, Monica disse: “Superou minhas expectativas. As discussões foram muito aprofundadas, talvez por termos utilizado o modelo do uso do inglês, o que permitiu maior engajamento.” E levantou as fortes possibilidades da realização de um segundo colóquio: “E também já saímos com a ideia clara de fazer um segundo colóquio, o que é muito importante e me surpreendeu.”



Por fim, transferiu a palavra para Cláudia Lago, presidenta do SBPJor, que manifestou suas últimas considerações sobre a conferência do professor Fausto e sobre o Colóquio: “Achei muito importante a fala do professor, e lembro muito do impacto que tive ao vir para São Paulo de Florianópolis, foi um grande choque, mas eu amo esse choque”, ao comparar as relações entre a imponência de grandes cidades como Bombaim ou São Paulo, análogas nesse aspecto. Apontou também sua grande felicidade em relação às discussões do evento e o seu desenvolvimento, agradecendo todos os presentes provenientes da Índia pela sua grande contribuição, além de ressaltar também, com entusiasmo, a possibilidade do segundo colóquio, dessa vez no país asiático.



Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page