top of page

VII JPJor pauta Direitos Humanos nas pesquisas em jornalismo

A abertura do VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), que aconteceu na manhã de hoje na ECA-USP, teve como foco a questão dos Direitos Humanos aplicada nas pesquisas da Comunicação e do Jornalismo. O evento contou com a presença da vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2017 na categoria Mestrado, Liliane do Nascimento Santos Feitoza, e do professor Vitor Blotta, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP, que foi o palestrante da manhã.


Liliane Feitoza, que ganhou o prêmio de melhor dissertação pela sua pesquisa “Relevância jornalística: análise e teste de ferramenta para fins de avaliação de qualidade e accountability”, também falou sobre o papel das pesquisas na área de comunicação: “A pesquisa é um lugar de ousadia, de não querer fazer apenas o jornalismo possível, e sim brigar para fazer um jornalismo melhor”. Seu estudo tem como enfoque a relevância jornalística e como ela é formada, indo além de conceitos cristalizados no jornalismo como “valores-notícia” e “critérios de noticiabilidade”. Para ela, a relevância é o equilíbrio entre efeitos no público e os esforços para atingi-los.


Liliane Feitoza é pesquisadora premiada na categoria Mestrado do PAGF 2017


Após a cerimônia de abertura, o professor de Legislação em Jornalismo da ECA e doutor em Filosofia do Direito, Vitor Blotta, fez sua apresentação “Direitos Humanos e Jornalismo”, na qual explorou abordagens teóricas e práticas de análise da mídia. Entre suas pesquisas e projetos, o professor citou sua atuação no Núcleo de Estudos de Violência da USP, destacando a criação do Monitor da Violência, parceria entre o NEV e o G1 que reúne pesquisas sobre a criminalidade em todo o Brasil.


O professor Vitor Blotta (ECA|USP) palestrou sobre Jornalismo e Direitos Humanos



Para a presidente da SBPJor, Cláudia Lago, o JPJor é um evento importante no contexto da pesquisa em comunicação: “há temas que apenas os jovens estão pesquisando, como, por exemplo, a questão de gênero na mídia”, afirmou. O Coordenador do JPJor, professor Marcelo Träsel, disse que “a discussão sobre os direitos humanos foi muito produtiva por abordar o dilema entre garantir um direito em detrimento de outro”. Segundo o organizador, o evento foi importante para incentivar alunos recém formados ou pós graduandos a contribuir com a pesquisa de jornalismo de qualidade. Sobre a questão dos direitos humanos, Träsel avalia que “a palestra trouxe uma visão interessante sobre como os jornalistas podem fazer coberturas mais produtivas nessa época de polarização muito grande na esfera pública”.


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page